quinta-feira, 22 de maio de 2008

Declaração política do VIII Congresso Estadual da JSB

“Tudo, tudo, tudo vai, tudo é fase irmão;
logo mais vamo arrebentar no mundão.”
RACIONAIS MCS


A Juventude Socialista Brasileira – JSB, por meio do VIII Congresso Estadual da JSB-RN, vem a público externar sua posição acerca dos episódios que envolvem as eleições de 2008, particularmente no que tange à sucessão em Natal:

1. Não nos colocamos contra a união da base aliada do governo Lula na disputa em Natal, ao contrário, julgamos ser este um processo desejável (a experiência das últimas eleições – 2002, 2004 e 2006 – nos mostra isso), porém acreditamos que esta aliança também pode se dar no segundo turno das eleições, sem qualquer prejuízo;

2. Também achamos que uma aliança no primeiro turno é possível, desde que haja um processo de amadurecimento; para isso é primordial que o acordo se dê em torno de definições concretas com relação, principalmente, ao programa de governo da possível coalizão e à aliança nas chapas majoritária e proporcional; Qualquer entendimento que ignore estes dois aspectos, no nosso entendimento, é artificial;

3. As divergências são intrínsecas ao processo político e devem ser tratadas como fator engrandecedor da democracia partidária. Acreditamos que isso dá quando a normalidade democrática é mantida, quando o respeito mútuo é preservado e quando a contenda se dá – exclusivamente – no campo do convencimento com base em argumentos. Essa é a tradição do PSB e todos nós da JSB, assim como a Governadora Wilma de Faria e o Dep. Rogério Marinho, somos fiadores desta tradição;

4. Fazemos toda questão de ressaltar nossa confiança, respeito e reconhecimento à liderança da Professora Wilma de Faria. Não admitimos que a ela se tente imputar nenhuma pecha pejorativa. A governadora Wilma continua a ser a maior liderança política de nosso estado, pelo menos dos últimos cinqüenta anos (e, ao nosso ver, continuará sendo nos próximo cinqüenta). É importante lembrar o estilo da próprio da governadora de tomar suas decisões: conforme uma percepção da realidade, que envolve ouvir pessoas simples e políticos renomados, meditar e tomar posições. Portanto, não adianta falar em imposição ou em traição, trata-se apenas uma questão de continuar exercendo sua liderança do mesmo modo – vitorioso – que vem exercendo até hoje. Depois da decisão, é hora de buscar o convencimento, e assim, como liderança de espírito democrático que é, tem agido a governadora.

5. Prova disso é que muitas armas sujas são reivindicadas por aqueles que acham que estão no mesmo “time” da governadora Wilma, mas, como é público, ela renega a possibilidade de usá-las. Fala-se em demissões, perseguição, sedução por estruturas, assédios e tantas outras possibilidades às quais não fazem parte do perfil e da história da governadora. Enquanto estes “aloprados” falam, a governadora age! Continua seu trabalho de convencimento de que o rumo por ela defendido é o melhor para Natal, para o RN e, até por extensão, para o PSB.

6. Do mesmo modo é fundamental reconhecer a grandeza do Deputado Rogério Marinho em manter sua pré-disposição de representar o partido na disputa majoritária deste ano e, por que não dizer, de representar o PSB no exercício do cargo de Prefeito de Natal nos próximos quatro anos. Acontece que o Deputado Federal defende outra tese para o fortalecimento do partido em Natal e esse direito não pode ser negado a nenhum militante de um partido socialista e democrático. Assim como não dá para dizer que ele está desafiando a liderança de ninguém quando se comporta de acordo com a sua percepção da realidade, à qual por sinal, em termos de estilo, em muito se assemelha com a da professora Wilma de Faria. Rogério também têm se empenhado em convencer os militantes do partido de que o melhor caminho é manter a candidatura própria.

7. Rechaçamos qualquer tentativa de desqualificar a posição tomada por Rogério Marinho nesse episódio. Não dá para aceitar declarações mal colocadas de pessoas alheias à vida partidária – como o prefeito Carlos Eduardo – de que Rogério é candidato dele mesmo, por exemplo. É um absurdo! Vale lembrar quem até então é o único pré-candidato que apresenta diretrizes claras para um programa de governo adequado à realidade do momento vivido por Natal: Rogério Marinho e o Natal 2022, que foi construído pelo PSB com os comunitários de todos os bairros da capital durante todo o ano de 2007. Também não vale tentar lhe impor a pecha de “apressadinho” como quer os mais despolitizados, afinal, tanto Fátima, quanto Micarla e Rogério já interromperam seus primeiros mandatos para disputar outros e assim também o farão nessa eleição, do mesmo modo que diversas outras lideranças já fizeram em outros momentos.

8. Alertamos que toda e qualquer tentativa de desqualificar o debate político é prejudicial à democracia.

9. Dito isso, é necessário um aviso aos navegantes da discórdia e da ignorância da dinâmica que rege o PSB: O partido marchará unido e firme nestas eleições. Temos responsabilidade histórica com essa cidade e nossa postura será firme. Estamos vivenciando um momento muito rico de defesa de idéias e de combate limpo entre pontos de vistas diferentes, ao final, fala mais alto o entendimento. Tese e antítese se transformarão em síntese; é a dialética. Não haverá vencedores nem vencidos, haverá sim, uma unidade partidária regida pelo entendimento da maioria e pela maturidade política da professora Wilma, de Rogério Marinho e dos milhares de filiados que se posicionarão formalmente no congresso municipal de 14 de junho.

10. Juntos, Wilma, Rogério, Silvanio Medeiros e a JSB marcharão rumo ao grande embate eleitoral de 2008, munidos de um programa e de uma aliança que reflita o campo popular e progressista no qual o PSB se insere e a continuidade das transformações que orgulhosamente nosso partido empreendeu em Natal nas últimas duas décadas. Mais uma vez, a grande maestra desta sinfonia será a professora Wilma de Faria. Escrevam isto.

Aproveitamos o momento para anunciar formalmente ao conjunto dos filiados e filiadas ao PSB que estaremos apresentando ao Congresso Municipal do PSB-Natal, marcado para 14 de junho e que homologará nossas candidaturas e nossa aliança para o pleito majoritário e proporcional, a pré-candidatura de Silvanio Medeiros à Câmara Municipal de Natal.

Fazemos isso por entendermos que a renovação política é fundamental para o atual momento e que os quadros que devem representar o PSB nas eleições devem manter forte identidade partidária, postura ética e comportamento histórico indefectíveis e estreitas ligações com os movimentos sociais e populares e com os excluídos e marginalizados pelo sistema capitalista. Tais qualidades são abundantes nesse quadro que nos orgulha como antigo Presidente Estadual da JSB (1997-2001), como antigo Secretário Nacional de Juventude do PSB (1999-2003) e atual Vice-presidente do PSB-Natal.

Até a vitória sempre,
Saudações socialistas,
Natal-RN, 17 de maio de 2008.

Congresso Estadual da Juventude Socialista Brasileira.

Nenhum comentário: